TcheLinux Pelotas 2012 – Algumas impressões

Nesse último sábado aconteceu o TcheLinux Pelotas na edição 2012, onde tive a oportunidade de apresentar a palestra “Por que usar Software Livre afinal?”. Baseado no paradigma do “Zen Presentation”, “Death by Powerpoint” e afins a apresentação é feita pensando em quem podia estar lá ouvindo o que eu ia falar, mas de qualquer maneira  vou escrever uma série de textos sobre os assuntos que eu falei lá.

Segue abaixo os slides, espero que possam ser úteis.

Sobre o evento em si eu gostei muito. Recarregou minhas energias. Não tenho ido muito em eventos de tecnologia fora da região sul (e por aqui não tem havido muitos) então sempre é bom (re)encontrar pessoas da área fora da correria do ambiente de trabalho.

Infelizmente eu tinha um outro compromisso e não pude ficar até o fim mas gostei bastante do que pude assistir:

A palestra do Rafael Padilha estava bem legal. É sempre importante que tenham palestras introdutórias para incentivar quem está começando. Todo mundo teve que dar seus primeiros passos e com algumas dicas fica sempre mais fácil.

O Rafael fez um post sobre a palestra. Clique aqui para ver.

Depois já no período da tarde assisti o Jerônimo e a palestra “Guia do SysAdmin das Galáxias”. Muito boa tanto para iniciantes como para quem já tem um pouco mais de experiência.

Por último veio o Gustavo Ciello com uma palestra sobre o servidor web Nginx. É o servidor usado pelo Facebook e foi projetado para ser capaz de lidar com uma quantidade  absurda de requisições, embora não seja tão modular quanto o Apache. Enfim, para cada fechadura uma chave.

Achei legal ver vários rostos diferentes na organização. Essa renovação é importante pois embora organizar eventos seja bem recompensador é bastante cansativo.

Por fim acredito que esse tipo de eventos é algo essencial para o fortalecimento do ecossistema de TI da região e com isso temos todos só a ganhar.

Espero que você tenha ido nesse, ou se não foi que possa participar dos próximos que com certeza virão.

Publicado por

Vinícius Alves Hax

Analista de Tecnologia da Informação no IFSul e protótipo de empreendedor. Tem interesse em software livre, segurança, política, economia e vai escrever por aqui sobre esses temas e outros que forem pertinentes.

4 comentários sobre “TcheLinux Pelotas 2012 – Algumas impressões”

  1. O que assisti da tua palestra tanto em termos de slides quanto em termo de conteúdo ficou show 😀 ! Mas para chegar na perfeição, ainda daria para cortar muito bullet points, dividir alguns slides e não acho tão obrigatório o uso de moldura/tema. Acho que quem emprega muito bem essas técnicas é o @jessedee e o Fabio Akita.

    E valeu por elogiar a palestra, teve bastante gente falndo que foi bom, vou considerar que valeu a pena então 🙂

    1. Valeu Jerônimo,

      Ainda estou aprendendo a fazer apresentações no estilo ‘zen presentation’. Eu ia aboliar as molduras mesmo mas já era sexta então deixei para a próxima oportunidade. Vou dar uma olhada no @jessedee e dar uma estudada nas palestras do Akita sob o ponto de vista das apresentações. Valeu pelas dicas.

      E a tua estava muito boa mesmo. Mesmo eu que já não sou zerado na área peguei várias dicas ótimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *